quinta-feira, janeiro 30, 2014

Baila comigo, como se baila na tribo!

Quem acha que no Brasil existe feriado demais, enganou-se. A terra dos feriados é aqui, Áustria! E quem acha que Brasil é um país muito católico, também se enganou, catolicos são os austríacos que inventam feriado quando Maria sobe, quando Maria desce, quando Maria vende as cabras, quando Maria tem TPM…
Tirando a prova dos 9: Brasil tem 11 feriados nacionais contra 16 da Áustria. A diferença? Os feriados católicos. Por exemplo: os três reis magos (06.01), a segunda-feira da Páscoa(!) que varia a data cada ano, em maio/junho dose dupla: Pfingstmontag (segunda feira da Pentecostal!), 15, agosto: Maria vai pro céu. 8 de dez.: Maria engravidou. 26.dez: Dia do Santo Stefano.
Fora os feriados estaduais. E aqui os tais enforcamentos também existem sob o nome discreto de "dias janelas" (Fenstertag).


E festas? A galera mal se curou da ressaca de ano novo e já começa a temporada dos bailes. O primeiro acontece no dia mesmo do reveillon no Hofburg (Palácio da Corte) e só termina em Maio com o Lifeball.
O Carnaval deles é este: dançar valsas vestidos à rigor.

Tem baile dos doces, baile dos juízes, médicos, dos caçadores, dos cafeteiros (não confundir com cafetinos!). enfim, para todos os gostos.

Pequeno dicionário dos bailes:

O baile oficial do chamado Fasching (Carnaval) que é também o "baile dos bailes" é na quinta feira antecedente ao carnaval na Ópera de Viena. Só para os que tem bala na agulha, claro. Toda a chiquerê, escrotizê, podrê do país se reunem lá e uma meia dúzia de gente legal, bacana também está no meio. Vários ambientes, valsa, tecno, rock e etc.

Mas melhor do que ir lá é fazer o que eles chamam de Opernballparty. Convida-se alguns amigos, todos à rigor, assistem a transmissão ao vivo, dançam, tomam champagne e debocham dos manés que estão no baile. Diversão garantida e risco nulo de esbarrar com algum equivocado escrotado famoso.

O meu preferido é o baile das bichas. o Rosenball que acontece no mesmo dia do Opernball. Localização modesta (Palais Eichenbach) mas é o mais divertido, lógico. Data: 27.02.14


E dizem que o mais interessante e menos chato é o Flüchtlingsball, baile dos refugiados. Organizado pela Integrationshaus. Data: 28.02.14

Este ano tem também o "Veganball" para os veganos no Arcotel dia 1. de fevereiro. Além de banda tem também DJs. Incluindo Menu de 4 Pratos.

Em maio o Lifeball é também um baile muito importante. Arrecada fundos para a pesquisa de HIV. Não é preciso entrar. No pátio em frente à prefeitura, tem sempre um desfile de modas e show antes da festa que é aberta ao público. Os convites são caros mas para quem gosta de fashion, brilhos & bichas, é o canal!


Quem quiser saber as datas, locais e horários dos bailes, o mestre-sala nacional, Alfons Haider (ator, comediante e mestre de cerimônias do Opernball), publicou um calendário com todas as informações aqui: www.balldeluxe.com


Abaixo duas crônicas minhas sobre o tema:
Fasching nada!
Dois-tipos-iguais-de-pessoas diferentes

P.S: Quanto ao baile dos Burschenschaften, leia-se simpatizantes da extrema direita, prefiro não comentar nada. Pois eles se sustentam nisto: Propaganda negativa.


Nenhum comentário: