segunda-feira, julho 09, 2012

Nem só de valsas vive Viena *

ImPulsTanz Festival 2012

O festival de dança contemporânea existe desde 1984 e foi criado pelo produtor Karl Regensburger e pelo bailarino e coreógrafo brasileiro Ismael Ivo, que é o diretor artístico desde então.
O festival foi crescendo e hoje é o festival de dança maior e mais importante da Europa.

As performances do festival comeҫam no dia 12 de julho e terminam no 12 de agosto.
O espetáculo “Chutes Incandescentes” do duo canadense Benoit Lachambre (bailarino/coreógrafo)) & Clara Furey (cantora/bailarina) abre o festival dia 12 às 20:00 no teatro Odeon.
No dia 16 de julho outro grupo importante da Bélgica – Rosas_Anne Teresa De Keesmaeker & Ictus se apresenta no Burgtheater.
Dia 17, David Wampach, da França, apresenta uma nova versão da Sagração da Primavera de Stravinsky, num dueto bastante polȇmico.
No dia 18 o famoso belga Jan Fabre apresenta-se no Burgtheater com o espetáculo “Troubleyn”. Jan Farbre é também artista pástico e faz uma exposição de desenhos na Galeria Mauro Mauroner, “The Power of Theatrical Madness”, com Vernissage dia 14.
Dia 22 e dia 27, no atualmente chamado Österreich Pavillon, (onde antigamente, no tempo ainda do Império existia o Grand Etablissement Gschwandner, no 17. Distrito, que voltou a funcionar provisoriamente para alguns eventos esse ano e será reformado no próximo ano), acontecerá o “Choreografic Platform Austria”, com performances de 12 grupos austríacos. Esse ano um dos pontos fortes do festival está concentrado em apresentação da cena da dança nacional.
Dia 27 haverá no Burgtheater uma gala coordenada por Manuel Legris, diretor do Ballet da Ópera de Viena. Legris também participará, com um duo com a estrela francesa Aurélie Dupont.
Outras performances também recomendáveis são a de Mark Tompkins, na Schauspielhaus dia 2/08, Koffi Koko, “La Beauté du Diable”, dia 4/08, no MQ Halle G, às 21:00; Ultima Vez/Wim Vandekeybus dia 6/7 de agosto; Cie Ismael Ivo & Johann Kresnik dia 8.
Dia 12 de agosto acontece a premiação “Prix Jardin D'Europe”, para jovens coreógrafos, com um prêmio de 10.000 € para o vencedor, no teatro Odeon às 17:00 horas.
Duas “Partys” também estão no programa; 20 de julho e 10 de agosto no Kasino am Schwarzenbergplatz.

Além dos espetáculos espalhados por diversos teatros da cidade, acontecem também paralelamente workshops de dança de vários estilos, com famosos professores internacionais, que vão do clássico, passando pelo moderno, jazz, afro, dança indiana etc até estilos bem atuais como o Hip Hop e outros tipos de Streetdance. Além disso tem também workshops de trabalho corporal (Bodywork) voltados não só para bailarinos, como Feldenkrais, Yoga, técnica de Alexander, Pilates, Tai Chi, Body-Mind Centering e outros. Outra variante no programa são os workshops para pessoas acimas de 55 anos, chamado Golden Age. E ainda tem os workshops para crianças e para pessoas com deficiência física (Danceability).
Já há alguns anos os cursos são dados no Arsenal, Objekt 19, 1030 Wien.
Esse ano eles começam no dia 16 de julho e terminam no dia 10 de agosto e são divididos em 4 semanas, cada semana com um programa diferente. Para a abertura tem um evento (Impressions 12) no domingo dia 15 de julho, também no Arsenal, para apresentação do programa e dos professores e marcando o encerramento outro evento (Expressions 12) no sábado dia 11 de agosto,  com performances dos alunos dos cursos. Ambos eventos são grátis!!
Os workshops para crianças acontecem no Dschungel Wien (Museumsquartier).
O preço normal de cada workshop é 145 €, com redução para crianças, estudantes e Goldenage.

Algumas dicas sobre os professores mais interessantes:

Clássico: Zvi Gotheiner e Libby Farr (Berlin)
Contemporâneo: Peter Jasko (Brüssel), Frey Faust (Santa Cruz)
Moderno: Risa Steinberg (New York), Joe Alegado (Praga), Corine Lanselle (França)
Jazz: Salim Gauwlos (Buenos Aires), Russel Adamson (London)
Afro: Koffi Kôkô (Paris), Karine Label (Haiti).
Hip-Hop: Storm (Berlin), Gabriel Francisco (Los Angeles), Archie Burnett (New York).
Golden Age: Elio Gervasi
Children: Storm (Body Percussion), Mamadou M'Baye (Afro), Terence Lewis (Bollywood-dance)
Danceability: Vera Rebl

(Obs: a grande estrela entre os professores é Storm, com cursos muito procurados pela moçada!)

Alguns professores brasileiros também estarão presentes: 
Ismael Ivo (Moderno), Daniela Amoroso (Brasilianische Exotik – Bahia), Gilsamara Moura (Contemporâneo – São Paulo), Bruno Caverna ( Contemporâneo – Oslo/Rio de Janeiro), 
Adriana Almeida Pees (Gyrokinesis – Unicamp SP)

Mais Infos aqui: www.impulstanz.at.
Enjoy it, Move it!
* Este post foi escrito por Marcelo Peroco que aliás escreve muito bem. Confira aqui: http://contosebaboseiras.blogspot.co.at/