sexta-feira, junho 01, 2012

Pra ter tudo!

Pra ter o sol,
Pra ter  tempo,
Pra ter você,
Pra ter tudo...
Prater é tudo!

Os londrinos tem o „raio do parque“ (Hyde Park), os novaiorquinos tem o Central Park e nós temos o Prater. Pulmão de Viena e pau pra toda obra: parque de diversões, planetário, pista de jogging, de bicicleta, campos de futebol, estádio de futebol (Ernst Happel), gramados sem fim, Jockey Club, piscina pública (Stadionbad) e etc. Numa área de 6 mil metros quadrados, era aqui o parque privado de caça da familia real. Hoje em dia ainda se pode ver „caças“ e „caçadores“ em certas horas e certas partes do parque, mas nada a ver com as caçadas dos Habsburgos :)
E pra cada estação ele tem uma utilidade: no inverno: rödeln (escorregar de trenó na neve), na primavera: pic nic, no outono: passear e no verão: nadar!

Neste post descrevo só os locais da minha parte preferida: o Prater Hauptallee (avenida principal) com 4,5 quilometros de comprimento. Uma avenida de árvores e ... mais nada!


O bondinho numero 1 desde a Ópera ou Schwedenplatz tem seu ponto final bem no meio da avenida. Descendo do bonde, ao lado esquerdo está o Wurstprater e o Planetário, ao lado direito estão o estádio de futebol, a piscina pública e alguns locais que cito abaixo.

Vivus (atrás do Wurstel Prater)
Local bonito e pra galera mais gehobene (requintada). Uma boa pedida é o Café da manhã (das 8 ás 13 hs.) com Prosecco
Reservas: Tel. 0699 / 1441 40 40

Meierei
Espaço agradável e comida razoável, boas „Mehlspeisen“ (Sobremesas)
Hauptallee 3
1020 Wien
Seg a Sab das 10 às 23 hs. Dom e Feriados das 9 às 22 hs.
Tel.: (01) 728 02 66

Praterfee
O paraíso dos baixinhos! Tem pula-pula, parquinho, escorregador inflável, banheiro infantil e os pequenos são bem tratados e bem-vindos! Comida razoável mas em compensação os pais podem comer em paz enquanto os filhos se divertem :) E tem mais: Uma parte da área livre é Rauchfrei (proibido fumar!)
Prater 121, an der Hauptallee
Tel.: +43 1 729 49 99
Aberto de de Maio à Setembro: aberto todos os dias. Março, Abril e de Outubro à dezembro: aberto de quarta a domingo, Janeiro e Fevereiro: fechado.
De seg. á sábado das 11 ás 21 hs, dom. e feriados: das 10 às 19 hs. 

Estancia Santa Cruz
Para a galera jovem que gosta de burricos, tortilas e Co. 
1020 Wien, Prater Hauptallee 8
Telefon: +43 1 7280380
Seg a Sex 16.00 - 23.00 Uhr  
Sab, Dom e Fer 12.00 - 23.00 Uhr                           
Aberto o ano todo.   
          
KonstantinEck
Meu pé de chinelo preferido! Original com serviço excelente, sem frescuras mas com simpatia! Adoro! Pra tomar um Krug e comer linguiça olhando o verde das árvores e o azul do céu, ô vida boa!
Prater Hauptallee 125b
Aberto: Quarta à Seg. a partir das 9:00 Uhr - Terça: fechado

Passando o Stadionallee só se encontra locais no final da avenida mas a caminhada vale a pena. O Jägerhaus é um ótimo restaurante e a Lusthaus é uma casa de café tradicional e muito charmosa.

Lusthaus 
Significa casa dos prazeres, não é bordel, é casa de café mesmo:)
Um cheiro de monarquia no ar... Sobremesas tradicionais e deliciosas, boa comida, varanda gostosa, pdoe-se alugar para festas.
De outubro à abril: quinta á terça das 12:00 - 18:00 hs. 
De maio à setembro: de quinta à terça de 12 às 23 hs.
Sáb, Dom. e Feriados: 12 às 18 hs.
Freudenau 254

Altes Jägerhaus
Come-se muito bem! O jardim é uma graça. Tem seu preço mas vale à pena!
O horário de funcionamento é uma complicação só, veja na página deles. Fiquei com fome depois de tantas dicas gastronômicas, vou atacar a geladeira, fui! :)

P.s: Algumas fotos mostram locais vazios por foram tiradas de manhã cedo quando costumo passear por lá de bicicleta. Faz o mesmo efeito que uma Yoga ou análise, recomendo!   
Aqui você encontra o Itinerário com horários do bonde 1 e de todos os outros .