domingo, abril 01, 2012

Comidas, estações e festas


Uma das coisas que me fascina na Europa é que, por as estações serem bem definidas (ultimamente nem tanto mas sim, ainda sim…), muitas festas e pratos típicos são frutos de determinadas épocas. Exemplo típico atual: 
No domingo de páscoa, come-se, além de vários ovos de galinha pintados (igualzinho aqueles de botequim:), um bom presunto (Osterschinken) e um suculento Carneiro assado (Lamm). 




É também em Abril e Maio que se come o delicioso Bärlauch (alho selvagem). São folhas verdes com forte sabor de alho que parecem um espinafre quando refogadas. Eu amo! Quando passeio nos bosques de Viena nesta época, ás vezes tenho a impressao de estar numa pizzeria, tão forte é o cheiro! Faz-se várias coisas com o Bärlauch: 

Sopa (Bärlauchsuppe)
Knödel (Bola de pão)
Pastinha para passar no pão (Bärlauchaufstrich)
Pesto (Bärlauchpesto)
Ou para os mais corajosos (como eu:) , come-se picado na salada ou dentro do sanduiche!
Para os aventureiros que quiserem colher: 
Quanto mais novo, melhor, sem florescer. Catar longe da beira da estrada para evitar o chumbo impregnado nas folhas. Nao confundir com Maiglöcke que é venenoso!





Então se você estiver de passagem por estas bandas neta época do ano, procure nos Menus por estas três palavras: Bärlauch, Osterschinken e Lamm. Ovo colorido não precisa, você deixa pra comer no botequim da esquina quando voltar…:)))

Um comentário:

ADRIANA AGUIAR RIBEIRO disse...

Oi Lívia! Estou adorando as dicas. Vou adicionar o Amo Viena ao meu blog, o Viajando com Puny (www.viajandocompuny.blogspot.com )para partilhar suas dicas com os meus leitores!