quinta-feira, maio 31, 2012

Holunderblüten, uma dama rendada de branco.

Holunderblüten são as flores do Sabugueiro (Holunder). Eu não conhecia esta árvore no Brasil e muito menos o delicioso xarope que se pode fazer com as flores (Holunderblütensirup). No Brasil ouvi dizer que o xarope é tomado como remédio, concentrado para combater a tosse. Aqui é a minha bebida preferida no verão.
A Receita básica é:
10 buquês de Holunderblüten
1 quilo de açucar
20g de Vitamina C (Zitronensäure)
1 litro de água
Quando for colher, as flores devem estar todas abertas, sem brotos para dar um bom "Sirup". Coloca-se de molho na água por 1 ou 2 dias com 2 limões e 1 laranja "bios" ou sem cascas, cortados em fatias.
Coe o liquido e separe 1 litro do liquido, junte 750 a 1 quilo de açúcar. Quando levantar fervura, apague. Deixe esfriar e misture a Vitamina C e o restante do líquido. Encha em vidros esterelizados. Rende  mais ou menos 1 para 6 de água.




quarta-feira, maio 23, 2012

Urban Genial Stay!

Todo mundo adora H&M, Mango, Zara e Co. Eu também. E quem não gosta? Roupa bonita e barata. Quem fez? Como foi feito? Como vive quem fabrica? Aaaah, ai vem aquele ditado que também existe em Alemão: Aus den Augen, Aus dem Sinn e que a lingua portuguesa traduziu tão poéticamente: O que os olhos não vêem, o coração não sente. Afinal de contas, China, Filipinas, Bangladesh e as condições de trabalhos desumanas estão à seguras milhas de distância… Só que tem coisas que estão na nossa cara: O pequeno comerciante vienês está morrendo rapidamente e sumindo do mapa. O resultado são grandes ruas com grandes lojas e pequenas ruas com muitas pequenas lojas abandonadas, Schönbrunnerstrasse, Lercehnfelderstrasse e tantas outras… 
Para combater este cenário triste de abandono, um grupo de arquitetos tiveram uma idéia genial: Eles transformam estas lojas em quartos de Hotel! Super bonitos e bem decorados. Sem complicações,  até as "chaves" são fornecidas online (através de código). O café da manhã é servido na casa de café da esquina, original e descomplicado! 25 metros quadrados: 120 Euros por noite. Confira aqui:
http://www.urbanauts.at/





domingo, maio 20, 2012

Aspargos com morangos!



Esta época de abril e maio é época de Aspargos. Legume que pode-se fazer os mais variados pratos: sopas, saladas, enrolados num bom "prosciuto crudo" ou com o delicioso molho holandês (gemas de ovos cru com limão, sal e manteiga, ou seja uma Hellmans caseira e requintada, hehe). Para quem está de passeio, encontra-se em qualquer restaurante (Gasthaus) pratos com Aspargos. Pra quem pode cozinhar, é só cortar fora 2 a 3 centimetros na parte da raiz e levar ao fogo com sal, uma pitada de açucar, um pouco de suco de limão e um pouco de manteiga. Deixar cozinhar lentamente por uns 20 minutos. As partes cortadas podem também ser cozidas juntas e depois aproveita-se para fazer uma sopa no mixer com chantily. Os aspargos verdes não precisam ser descascados, os brancos sim. E para os que gostam de ir fundo na coisa, existem panelas especiais para cozinha-los!
Bom também é comer com as batatas "Heurige", ou seja, batatas frescas, novas que não foram armazenadas mas sim colhidas a pouco tempo. Elas são mais caras, vem cheias de terra mas são deliciosas. Antes de colocar para cozinhar, deve-se lavar bem e esfregar a casca. Procedendo assim, depois de cozida, não precisa descascar, come-se com casca e tudo!


E a temporada das Beerens (frutas da floresta) já começou!
Compra-se nos arredores de Viena em cestas de palha, morangos silvestres frescos, uma delícia! Mas cuidado, estragam rápido! São mil vezes mais gostosos do que os vindos da Espanha que se encontra nos supermercados… 
As frutas são colhidas e vendidas no mesmo dia. Divertido também é colher os morangos. É assim: Você mesmo colhe os morangos e enquanto isso pode comer quantos desejar! Paga o peso levado só na sacola, o peso do estômago é de graça,.))
Em Viena, você pode colher os teus morangos aqui:
Manfred Radl
Hirschstettner Straße 85, 1220 Wien, Tel: 01/2806851 o. 0676/3142960, Feld: 1210 Wien, Strebersdorfer Str. zw. Jedlersdorf u. Strebersdorf, www.erdbeerwelt.at