sábado, abril 07, 2012

Breve história do balaco vienês!

Quando cheguei em Viena no final dos anos 80, não tinha pro aqui H&M, Mango, Zara, Starbucks… Só um Mac Donald. Nas vitrines era tudo verde musgo ou marrom. parecia que todos já nasciam com 50 anos… Daí os muros começaram a cair: Berlim, Cortina de Ferro… O comunismo se desintegrou naquela primavera quando o ministro do exterior cortou os arames que separavam Austria da Hungria. De repente não havia mais gerra fria, insegurança, medo, inimigos… Aliado a isto, vivvíamos um apogeu econômico incrível. Todo jovem tinha no bolso 1000 Schilling (=130 E) para gastar á noite. 
Juntando todos estes ingredientes, a geração começo a botar pra quebrar e Viena acordou para o mundo e para o próximo século. A cidade era uma festa só, Gayparade, Raves, O Gasometer bombando festas Tecno. Foi na crista desta onda que Kruder & Dorfmeister, Patrick Pulsinger e Electric Indigo surfaram. Dançava-se até as 7 da manhã e ainda dava pra dar uma esticada em algum bar de doidões no primeiro distrito como o Ja Bar que abria ás 5 da matina. Com muito dinheiro rodando, pipocavam pela cidade novos locais e a onda do momento era Cocktailbar. Antes só se conhecia Marguerita (Cocktail feito com limão e Tequila) mas de repente a Caipirinha virou paixão nacional. Barfly, Castillo… Depois veio o First Floor, Maria Rosas, Comida e tantos outros, sempre seguindo o mesmo esquema: Arquitetura clean, muito marrom, cinza, preto... E de preferência tudo quadrado, privada, prato, etc. Enfim, o que era novidade em termos de visual, depois do terceiro virou uma chatisse só! Claro que existia exceções como a agradável Freihaus na Margaretenstrasse… Bom, voltando ao assunto, continuamos nesta festa interminável achando que a vida era só beats até -todos sabem a data- 11 de setembro de 2001. De repente o mundo tinha de novo um inimigo, mais difícil de localizar e que poderia estar em toda parte: : Terrorismo. Juntando a isto e fazendo valer o ditado em alemão que diz: uma desgraça nunca vem sozinha (Ein Unglück kommt selten alein), a economia que já estava em declínio, começou a piorar cada vez mais e hoje acabou-se o euforismo daquela liberdade sem fim dos anos 90. A Europa continua descendo rápido rumo ao fundo do poço e os lugares que "brotam" no momento na cidade refletem bem esta situação, a madeira maçica foi trocada por tábuas -MDF (compensados), dispensaram os arquitetos e foram buscar sua inspiração aonde a liberdade nasceu: Em Berlim oriental, onde tudo parou no tempo e conservou o seu charme. Sofás, almofadas, quadros catados na rua ou recuperados de algum depósito de segunda mão. Não sei se pro necessidade ou por questão de estilo (talvez pelos dois) mas é assim a cara da nova geração: Reciclar, reaproveitar, reinventar com charme e humor pro que a festa acabou e o futuro é incerto…
Aqui uma lista dos lugares que tornaram Viena "enprinzelauerizada" (=Prenzlauer Berg, bairro de Berlim onde mora o buxixo desleixado)

Schikaneder
Cinema e bar. Ambiente totalmente descontraido, escuro, sofás da vovó confortáveis, público ótimo e "under thirty", Djs adequados, enfim: perfeito, nem parece Viena…
Margaretenstraße 24, 1040 Wien

Tel.: 01/ 58 52 867 (diariamente a partir das 18 hs) Tel:  +43 (0)1 521 51 0
Top Kino
Mesmo dono do Schikaneder, mesma idéia: bar, café e fimes alternativos, sofás e dreadlooks espalhados pelo caminho :)
www.topkino.at
Rahlgasse 1 (esquina Theobaldgasse)
1060 Wien
Aromat
Mini-restaurante perto do Cinema Casino, Nota 10 em charme!
www.arom.atMargaretenstraße 52, 1040 Wien Reservas Tel. 01 - 913 24 53 // Ter - Dom 17 - 23 hs.Aberto diariamente das. 18:00 - 4:00 hs
phil
Mistura de livraria, café e loja de objetos. Super agradável! Você economiza a ida ao mercado das pulgas e compra tudo lá, limpinho e sem pulgas :)
Gumpendorfer Straße 10 - 12, 1060
Telefon +43 1 581 04 89  
info@phil.info  

365 The Fox House
O projeto, como o nome já diz, só dura 365 dias, depois o prédio será demolido. Enquanto isto não acontece tem restaurante, exposições, moda e afins.
Westbahnstrasse 11-13, 1070
Ter á Sex, 13-19 hs, Sa 13-18 hs.
www.facebook.com/365thefoxhouse
Dachboden im 25hours Hotel
Vista maravilhosa. É o espontâneo institucionalizado, ou seja, fabricado por um Designer, por isso falta aquele toque de improviso. Tipo calça que você compra rasgada, nem de longe tem o caráter da calça rasgada pelo teu uso… Mas não ligue, aqui é o único lugar deste tipo que você não vai fazer feio se resolver se jogar no sofá usando uma camiseta polo ou uma bolsinha Vuitton…
Toda Quarta a partir das 19 hs.: Salon Hermes (Swingpop e Chacha Jazz, quem se arrisca?)
25hours Hotel Wien
Lerchenfelderstrasse 1-3, 
1070
Café e Bolos a partir das 12 hs.
Bar 17-01 h.
Café da manhã: Seg à Sa: 6.30 até 11 hs. Dom: 8-12 hs.
Aqui, emendo num assunto paralelo: A liberalização de locais nos mercados da cidade que no Brasil se chamam vulgarmente de feira! Você já se imaginou todo produzido(a), tirando a maior onda e paquerando, sentado num bar no meio de uma feira comum? O que é impossível Brasil, em Viena virou moda! (Ou será que eu estou desatualizada?) Desde os anos 90 quando abriu-se o primeiro local no Naschmarkt, a onda não parou mais! È descontraído, barato, divertido! Simplesmente no meio da Xepa, um barzinho com cadeiras e balcão pra curtir a paisagem... :)

BRUNNENMARKT, 16. Distrito

Forget Berlim! Prenzlauerberg é aqui no meio da turcaida e da Xepa! :)) Antes subúrbio, agora badaladíssimo!  Novo território dos "Bobos" (mistura de Yuppie e moderninho) O Naschmarkt está morrendo de ciúmes :) 

Rasouli
Payergasse 12 / Yppenplatz
An-Do
Yppenplatz 11-15

Muskat Buch & Café
Yppenmarkt Stand 92

KARMELITERMARKT, 2. Distrito

Outro forte concorrente para o Naschmarkt. Mercado pequeno mas charmoso no bairro mais emergente da cidade (2. distrito, antes gueto de Judeus e paraíso de bordéis, hoje Viena pulsa aqui!)


Marktachterl
Karmelitermarkt 96, 1020   
Madiani
Karmelitermarkt 21-24 1020  

Zimmer37
Karmelitermarkt 37-39 1020 
Cabou! Deu vontade até de sair...